segunda-feira, setembro 19, 2005

E por falar em arte...


Fui na passada 4ª feira visitar o Museu de Arte Moderna da vila de Sintra - que para quem não conhece, trata-se do edíficio de 1920, recuperado e anexado ao Centro Cultural Olga Cadaval - com o intuito de ver a exposição de Eric Kahn, um Expressionista judeu sobrevivente do holocausto. Gostei bastante da exposição do senhor, mas não é disso que quero falar.

O que eu quero realmente é opinar sobre 3 assuntos:
-Surpresas em recantos;
-Exposições manhosas;
-Ordas de "bifes" que invadem museus;


-Surpresas em recantos:
Acabado eu de entrar no museu, dirigimo-me a uma estranha exposição sobre a segunda guerra mundial (dissertada mais à frente), digiro essa exposição, e passo para uma exposição bastante discreta do outro lado do museu.
Entro por lá adentro, começo a olhar para as diferentes divisões, entro numa, olho para o lado e dou de caras com a obra "Composição com amarelo, preto, azul e cinzento" do Sr. Piet Mondrian (obra em cima), ao que afirmo: "RAIOS!!! que não estava à espera de tão boa surpresa!"
Reponho-me da surpresa e dirijo-me mais adiante na exposição. E o que vejo? Uma obra de Moholy-Nagy!!! "Raios!!!" afirmo eu novamente...
Continuo o meu percurso, entro noutra sala e vejo o quê? Um De Chirico!!! "Raios novamente!!!"
Viro-me então para a minha esquerda, e como que uma bofetada na cara, levo com um Picasso nas trombas!!!
Perante isto afirmo: Brigadas Shôr Berardo!


-Exposições manhosas;
Para além da exposição temporária de Eric Kahn e da parte da colecção Berardo de arte contemporânea o museu conta com uma "coisa" muita estranha e mal montada sobre a 2ª Guerra Mundial.
"Coisa" esta que se tratava de um tipo de instalação, que contava com imagens extremamente pixelizadas (imagens estas quase ao nível de um Uriel em inicio de carreira Bloguista) obviamente sacadas da internet, textos batidos em word colados em k-line e colados anexados às imagens, outras imagens sem qualquer texto explicativo e um trajecto mais confuso e complicado do que as ruas de Varge Mondar...
Ao que eu pergunto:
"Mas que raio de artista montou aquela treta???"
e
"Quem foi o bronco que lhe pagou e financiou projecto tão mal executado???"
ou então
"Porque será que ninguém pega fogo aquilo?"


-Ordas de "bifes" que invadem museus;
Durante toda a visita uma pergunta ecoa na minha cabeça:
"De onde apareceram tantos ingleses, e onde é que andam os portugueses?"
Nunca tinha visto tanta concentração de pernas vermelhas, meias brancas, chinelos pretos e obras de arte do sec XX por metro quadrado!!!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Diz o roto ao nu.

Quem es tu para falar em ordes de "bifes" meu branquelas de neve?
Devias rever as tuas raizes geneologicas. A serio so para saber :|

terça-feira, 20 setembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home