quarta-feira, setembro 07, 2005

Papel higienico ou verdadeiras obras primas?


Meus amigos:
Este facto sobre o qual vou escrever é algo que decerto ja vos aconteceu a todos e que imagino que tenha suscitado espanto, curiosidade e ate mesmo terror. Chego mesmo a pensar se é defeito das maquinas, coincidencia, um código secreto qualquer comunista de conspiração para um golpe de estado, um movimento artistico underground, se estão simplesmente a gozar comigo!

Nunca vos aconteceu, no fim dos rolos de papel higienico vir uma verdadeira obra prima em formato de mil folhas mas de papel higienico?

Este fenomeno que nao sei explicar ainda, começou no inicio dos anos 00´s.
Antigamente o papel quer fosse folha dupla ou folha unica era como a fita cola, mas picotado e chegava ao fim, o ultimo rectangulozinho estava colado, descolava-se e andou. Sabiamos que acabava ali o rolo, substituia-se depois de apertadas as calças e ponto final. As vezes um ligeiro defeito num picotado que insistia em nao partir mas nada demais.
Com a chegada do seculo XXI, começaram as ultimas folhas de alguns rolos a vir mal dobradas e logo mal cortadas no fim, o pessoal ate achava piada.
Depois meus amigos, foi o caos! sendo que hoje em dia acontece que inevitavelmente em todos os rolos, um belo de um sexto ou mesmo de um quinto do rolo vem mal "parido"!
O papel vem amontoado, mal dobrado e mal cortado!
E eu dou por mim sentado na sanita a puxar papel da parede e a fazer cara de criança que descobre um cadaver no poço e a desvendar naquele local de crime que é pura e simplesmente a minha casa de banho figuras estranhas de folha dupla, fruto da preversidade de uma maquina enroladora de papel.
Ja para nao falar que me baralho em relação a quantidade de papel que calculo precisar dessa vez e na quantidade de papel que de facto estou a usar, pois por vezes no perimetro de um simples rectagulo podem vir uns 10 poligonos disformes escondidos que so se revelam na hora H...
Será que é marca que uso? Não. Ja me aconteceu noutras casas.
Será terrorismo urbano? Nao. Isto ja acontece ha anos e ninguem reinvidicou este acto ate agora.
Será que alguem ou alguma empresa lucra com esta desordem no fim dos rolos?
Será gesto artistico de um maluco qualquer que regula as maquinas?
Qualquer dia puxo o papel e solta-se um harmonio de homenzinhos de maos e pes colados, uma caravela inglesa, o parthenon, eu sei la...